História

Histórico do Santos em finais nacionais vai te deixar de queixo caído

A torcida do Santos está contente com o início de temporada do clube, porém, a dor do rebaixamento ainda não foi curada. O clube caiu para a Série B pela primeira vez na história e, ainda por cima, vive uma seca de títulos que já dura quase oito anos. 

A última vez que o clube venceu um título foi em 2016, quando derrotou o Audax, na final do Campeonato Paulista. Entretanto, se considerarmos apenas as competições nacionais e internacionais, o clube não levanta uma taça de grande expressão desde 2012, quando venceu a Recopa Sul-Americana. 

O último título nacional faz ainda mais tempo, foi em 2010, quando venceu a Copa do Brasil. O perfil ‘Noite de Copa’ realizou um levantamento de todas as finais nacionais que o Alvinegro Praiano venceu em sua história. O domínio do Peixe é impressionante, são 12 decisões jogadas, com sete títulos e cinco vices, o último, em 2015, na decisão de pênaltis contra o Palmeiras

Confira todas as finais nacionais disputadas pelo Peixe:

Derrota – 1959  –  Bahia (Taça Brasil)

Vitória – 1961  –  Bahia (Taça Brasil)

Vitória – 1962  –  Botafogo (Taça Brasil)

Vitória – 1963  –  Bahia (Taça Brasil)

Vitória –  1964  –  Flamengo (Taça Brasil)

Vitória –  1965  –  Vasco (Taça Brasil)

Derrota –  1966  –  Cruzeiro (Taça Brasil)

Derrota –  1983  –  Flamengo (Brasileirão)

Derrota – 1995  –  Botafogo (Brasileirão)

Vitória –  2002  –  Corinthians (Brasileirão)

Vitória –  2010  –  Vitória (Copa do Brasil)

Derrota – 2015  –  Palmeiras (Copa do Brasil)

Fora da Copa do Brasil

Em 2024, o clube não disputará nenhuma final nacional. O Peixe não se classificou para a edição de 2024 da Copa do Brasil graças a sua campanha ruim no Paulistão da última temporada. Apesar disso, o Alvinegro Praiano ainda terá a chance de sair da fila de títulos com o estadual e com a Série B.

Para voltar a conquistar um título, o Peixe terá que passar de fase no estadual e, caso chegue na semifinal, ainda se classificará para a próxima edição da Copa do Brasil. 

Lucas R.

Apaixonado por esportes e jornalista do Central da Vila.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo